Muitas empresas online se perguntam qual é a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago. Lógico, porque a relação tráfego pago x orgânico pode dar um impulso significativo ao número de visitantes do seu site e também gerar conversões.

No entanto, há uma diferença muito grande entre os dois termos, sobre a qual gostaríamos de falar mais. Assim sendo, para saber mais sobre tráfego pago x orgânico, confira o nosso artigo de hoje!

A principal diferença entre tráfego pago x orgânico

Se você deseja atingir seu público-alvo online, existem vários métodos para isso. As estratégias de tráfego orgânico e tráfego pago são apenas dois exemplos.

Mas, mesmo assim, o tráfego orgânico e tráfego pago são os mais importantes meios de marketing digital, se olharmos para o alcance que a sua empresa pode obter!

Vale ressaltar que, na relação tráfego pago x orgânico, ambos estão relacionados com termos completamente diferente:

  • Tráfego orgânico: SEO (Search Engine Optimalization);
  • Tráfego pago: SEA (Search Engine Advertising);

Se traduzirmos isso, SEO significa literalmente otimização de mecanismo de pesquisa e SEA publicidade em mecanismo de pesquisa. Você não tem que pagar por SEO, enquanto os custos são obviamente incorridos para publicidade em SEA.

Mas, em uma estratégia de marketing digital de sucesso, tanto o SEO quanto o SEA têm vantagens significativas. Portanto, para compreender a relação e as diferenças entre tráfego pago x orgânico, é também importante entender a relação entre SEO e SEA!

Tráfego pago x orgânico: Entenda a diferença!

·         Tráfego orgânico: Compromisso de longo prazo

A otimização de mecanismos de pesquisa garante que seu site seja encontrado entre os resultados de pesquisa orgânica. Orgânico significa gratuito, sendo que, no mecanismo de pesquisa, você geralmente verá os resultados orgânicos abaixo dos resultados pagos.

Neste sentido, se pretende que o seu site seja bem visitado, é óbvio que o seu site deve estar pelo menos na primeira página dos resultados da pesquisa, mas de preferência, entre os três primeiros resultados.

Entretanto, o processo para otimizar um site é longo e, portanto, o SEO é uma escolha de longo prazo. Existem muitos fatores que precisam ser levados em consideração ao determinar o quão alto seu site será classificado nos motores de busca. Os mais importantes, são:

  • Conteúdo e termos de pesquisa;
  • Suporte técnico;
  • Criação de links de autoridade;

Os fatores acima, combinados, determinam a pontuação de SEO do seu site, embora haja mais coisas a serem consideradas. Por conteúdo, entendemos tudo o que será colocado em seu site: De textos a fotos, vídeos e detalhes de contato.

O suporte técnico do site tem a ver com o sistema geral em que você trabalha: A velocidade do site, a facilidade de uso e a “lógica” da plataforma.

Finalmente, temos links de autoridade. Por um lado, isso significa a qualidade atribuída a você por outros sites. Por outro lado, também há os links qualitativos, entre sites e empresas (link building).

Uma combinação geral, de todos estes fatores, garante uma alta pontuação de SEO. Portanto, agora que sabemos como funciona o sistema de tráfego orgânico, para entendermos as diferenças entre tráfego pago x orgânico, precisamos saber mais sobre o tráfego pago!

·         Tráfego pago: Apostas a curto e longo prazo

Você não quer esperar algumas semanas ou meses antes de ser encontrado pelo seu grupo-alvo, mas deseja gerar tráfego de qualidade agora? Então, você deve escolha a opção de publicidade.

Neste sentido, esta opção de geração de tráfego oferece muitas opções, se você tiver espaço dentro do seu orçamento. Com o aumento da concorrência na internet e nos mecanismos de busca, é fundamental se destacar.

Os resultados da pesquisa anunciados são, sem dúvida, um fator de diferenciação, porque ocupam um lugar de destaque nos motores de pesquisa.

Isso naturalmente resulta em uma boa localizabilidade, mas ao mesmo tempo, você tem que competir em termos de custos contra seus concorrentes.

Quanto maior a competição pelo seu termo de pesquisa, mais você terá que pagar pelos seus anúncios. Esses anúncios também devem atender a vários requisitos.

Vale destacar que, com o tráfego pago, você pode se tornar visível diretamente no topo do mecanismo de pesquisa, por meio de um anúncio de texto. Mas, para isso, saiba que você deve cumprir uma série de requisitos ou restrições.

Por exemplo, seu texto não pode ser maior do que um número específico de caracteres e você também deve investir em widgets adicionais. Sua mensagem deve, portanto, ser curta, concisa e de valor para seu público-alvo.

Além disso, antes de lançar a campanha publicitária, é fundamental escolher os termos de pesquisa corretos. Para isso, você tem que fazer uma troca entre a proporção de custos / termos de pesquisa.

Isso ocorre, pois, quanto mais popular o termo de pesquisa, mais dinheiro você provavelmente deve investir, mas da mesma forma, mais pessoas você poderá alcançar.

Conclusão

Em princípio, na relação entre tráfego pago x orgânico, tráfego orgânico significa longo prazo, enquanto com tráfego pago, você pode gerar resultados diretos.

No entanto, isso não significa que a SEA seja apenas de curto prazo. Especialmente para novas empresas, SEA é realmente algo para o longo prazo.

Assim sendo, se você ainda não construiu um nome, mas acabou em um mercado competitivo, o SEA é a maneira de obter resultados rapidamente e construir um nome de marca, dentro do seu nicho de mercado.

É claro que isso também tem a ver com a qualidade do seu site, incluindo a facilidade de uso. Portanto, você pode ver que não há apenas diferenças entre tráfego pago x orgânico, mas que ambos os fatores também podem se reforçar mutuamente.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre a relação entre tráfego pago x orgânico, então, continue em nosso site e confira muito mais!

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